Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Início do conteúdo da página

A Faculdade

HISTÓRIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA UFPA

Os Cursos de Matemática da UFPA surgiram na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Pará, em 04/05/1954, criados pelo Decreto presidencial nº 35.456, e reconhecido pela portaria Nº 721-MEC, sendo que, na década de 60, esses cursos foram transferidos para o Núcleo de Física e Matemática.

Com a Reforma Universitária de 1971, o Curso de Licenciatura passou a fazer parte do Centro de Ciências Exatas e Naturais no então denominado Núcleo Universitário Pioneiro, que depois passou a se chamar de Campus Universitário do Guamá e hoje é a Cidade Universitária José da Silveira Neto.

A partir do ano de 2007, com a reforma administrativa da UFPA, o Centro de Ciências Exatas e Naturais-CCEN, passou a se chamar Instituto de Ciências Exatas e Naturais-ICEN e o Colegiado e o Departamento de Matemática fundiram-se formando a Faculdade de Matemática. Além disso, a UFPA, que já vinha atuando há algum tempo no interior do Estado, teve no seu curso de Licenciatura em Matemática, o primeiro do Brasil a ser ofertado na modalidade a distância.

Os docentes da Faculdade de Matemática também ministram aulas de graduação em outras Faculdades do ICEN e de outros Institutos da UFPA, no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, além de atuarem na formação continuada através de cursos de Atualização Universitária, Especialização Lato Sensu, Mestrado e Doutorado em Matemática.

Com esse leque de atuação, ousamos garantir que a Faculdade de Matemática tem propiciado uma considerável oferta, com posterior diplomação de estudantes em Belém e nos municípios do interior paraense, além da formação continuada aos seus egressos, contribuindo dessa forma para o desenvolvimento da Região.

Atualmente a Faculdade de Matemática conta em seu corpo com 38 professores, 35 dos quais são doutores e 3 são mestres. Quanto ao regime de trabalho a Faculdade dispõe de 38 professores no regime de Dedicação Exclusiva.

registrado em:
Fim do conteúdo da página