Os Cursos de Matemática da UFPA surgiram na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Pará, em 04/05/1954, criados pelo Decreto presidencial nº 35.456, e reconhecido pela portaria Nº 721-MEC, sendo que, na década de 60, esses cursos foram transferidos para o Núcleo de Física e Matemática.
Com a Reforma Universitária de 1971, o Curso de Licenciatura passou a fazer parte do Centro de Ciências Exatas e Naturais no então denominado Núcleo Universitário Pioneiro, que depois passou a se chamar de Campus Universitário do Guamá e hoje é a Cidade Universitária José da Silveira Neto.
A partir do ano de 2007, com a reforma administrativa da UFPA, o Centro de Ciências Exatas e Naturais-CCEN, passou a se chamar Instituto de Ciências Exatas e Naturais-ICEN e o Colegiado e o Departamento de Matemática fundiram-se formando a Faculdade de Matemática. Além disso, a UFPA, que já vinha atuando há algum tempo no interior do Estado, teve no seu curso de Licenciatura em Matemática, o primeiro do Brasil a ser ofertado na modalidade a distância.
Os docentes da Faculdade de Matemática também ministram aulas de graduação em outras Faculdades do ICEN e de outros Institutos da UFPA, no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica PARFOR, além de atuarem na formação continuada através de cursos de Atualização Universitária, Especialização Lato Sensu, Mestrado e Doutorado em Matemática.
Com esse leque de atuação, ousamos garantir que a Faculdade de Matemática tem propiciado uma considerável oferta, com posterior diplomação de estudantes em Belém e nos municípios do interior paraense, além da formação continuada aos seus egressos, contribuindo dessa forma para o desenvolvimento da Região.
Atualmente a Faculdade de Matemática conta em seu corpo com 38 professores, 35 dos quais são doutores e 3 são mestres. Quanto ao regime de trabalho a Faculdade dispõe de 38 professores no regime de Dedicação Exclusiva.
Redes Sociais